CONHEÇA JOHN WOOD

john wood(1)

CONHECER JOHN WOOD

Conheci John Wood na década de 1980. Não lembro a data, mas lembro tão bem do seu significado, para minha vida profissional desde então, que escolhi homenageá-lo, dando seu nome ao meu Espaço de Estudos e Pesquisas na Abordagem Centrada na Pessoa.

Fui sua aluna enquanto ele foi professor na Pós-graduação da PUCCampinas. Fiz com ele uma disciplina sobre psicoterapia de grupo no ano de 1986. Depois disso, contatos frequentes ou esporádicos me faziam sentir e acreditar em sua disponibilidade para minhas demandas relacionadas à ACP.

Em fevereiro de 2004, já doente, ele me recebeu em sua casa, a meu pedido (eu não sabia que ele estava doente), para conversar sobre minha tese de doutorado. Eram dias chuvosos e de carnaval. Consigo rever essa cena em minha memória, hoje, 17 anos depois.

Em agosto de 2004, sua esposa Lucila, pediu-me ajuda para levar algo de Campinas à estância em que moravam na cidade de Jaguariúna. Ela estava às voltas com ele adoecido. Atendi a seu pedido e, desse modo, pude me despedir de John. Recordo-me exatamente da cena, mais uma vez. Sabia que era a última vez que o veria. Desde há muito tempo, sei bem como são importantes esses momentos em que sabemos ser o último… Nesse caso, o último concreto. Agora, no momento em que redijo este texto e, agora, no momento em que você o lê, a única possibilidade é a presença de John Keith Wood, claro que não concreta, mas efetiva e sentida…

Ele “está” neste site, nas suas importantíssimas contribuições para a ACP. Essa é a razão para que encontre aqui todo o material (ou quase todo) que ele publicou. É um memorial.

John Wood viveu no Brasil nas suas duas últimas décadas de vida. Ele faleceu em 2004 aos 70 anos. Viveu na linda Estância Jatobá, na cidade de Jaguariúna – SP. John Wood fez parte da equipe de Carl Rogers desde 1970 e com eles veio ao Brasil para workshops antes de se mudar em definitivo.

Mais sobre John Wood

No site da viúva, Lucila Assumpção www.lumiajoy.com.br

Deixe seu depoimento sobre ele.  Envie uma mensagem de no máximo 5 linhas.